Descrição
Os formandos deveram possuir competências e recursos técnicos necessários bem como estarem familiarizados com o manuseamento e utilização de equipamentos anti queda.
PÚBLICO ALVO:
Técnicos de Manutenção, Técnicos de Segurança, Técnicos Inspeção, Auditores, Inspetores do Trabalho.
DADOS TÉCNICOS:
Nº Horas Teóricas: 3h
Nº Horas Práticas: 4h
Nº Máx. Formandos: 12
Nº Formadores: 2
Local (opção A): Centro de Formação Tecniquitel (Abrunheira – Sintra);
Local (opção B): Instalações dos nossos clientes.
EQUIPAMENTOS:
Os formandos devem fazer-se acompanhar do seu EPI contemplando: farda de trabalho, capacete de proteção, óculos de proteção, luvas de proteção mecânica e calçado de proteção.
CONCEITO:
Todas as nossas ações de formação nesta área visam habilitar os participantes para a identificação de perigos e riscos em trabalhos em altura, seguindo como referência os requisitos impostos pela legislação e respeitando as orientações normativas e recomendações internacionais.
As quedas em altura constituem a causa mais comum de lesões no mundo laboral. Entre as principais causas de acidentes estão os andaimes ou plataformas sem guardas de segurança, telhados frágeis e escadas que não são adequadamente apoiadas, posicionadas e fixadas, mas também a falta de formação de utilização dos equipamentos e sistemas anti-queda. A correta utilização de equipamentos de segurança, como por exemplo o arnês, cordas de trabalho, linhas de vida provisórias ou fixas, tem vindo a permitir uma redução do elevado número de acidentes. O objetivo da formação de trabalhos em altura é dotar os trabalhadores e respetivas empresa das ferramentas necessárias para planearem e executarem trabalhos em altura, com padrões de segurança que lhes permitam a execução sem percalços negativos, como são os acidentes graves e mortais.
ENSINAMOS O QUE SABEMOS FAZER

